A tricologia é a área médica que se dedica ao diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças relacionadas aos cabelos e couro cabeludo.
Diversas são as causas que levam a alterações nos cabelos e couro cabeludo, podendo levar a queda de cabelo temporária ou permanente. Entre essas alterações podemos citar disfunções hormonais, infecções sistêmicas e no couro cabeludo e processos inflamatórias e cicatriciais no couro cabeludo, além das doenças genéticas e hereditárias.
O sucesso para o tratamento depende de um diagnóstico correto. Por isso, a consulta com um médico especialista no assunto é de suma importância.
Na investigação diagnóstica de queda de cabelos, pode-se realizar alguns exames complementares, como a tricoscopia, a biópsia de couro cabeludo e a solicitação de exames laboratoriais.
A Tricoscopia possibilita visualizar com aumento em boa qualidade o couro cabeludo e os cabelos, sendo útil no diagnóstico precoce e acompanhamento com precisão. Através dela é possível calcular a quantidade de fios em determinada área, avaliar fios que estão em crescimento e repouso, a espessura dos fios e sua taxa de crescimento.
A Biópsia consiste na retirada de amostra de pele do couro cabeludo de 4mm de diâmetro para a análise microscópica pelo médico patologista. Ela é importante para confirmar alguns diagnósticos, como nos casos de alopécias cicatriciais.
Após o diagnóstico certo, o médico tricologista, poderá definir o melhor tratamento e dar acompanhamento ao paciente para o melhor desfecho clínico.